Como parar de roer as unhas

Como parar de roer. Quero parar de roer as unhas. Causas



Parar de roer unhas envolve bastante disciplina e força de vontade. Isso porque esse hábito é compulsivo.

De acordo com psicólogos, essa mania de roer as unhas - cientificamente chamada de onicofagia -, na maioria das vezes, funciona como uma espécie de alívio inconsciente para sentimentos como ansiedade e insegurança. Ccostuma começar na infância e pode se estender por toda a idade adulta, sendo comum em homens e mulheres.

Além de deixar as mãos feias, o ato de roer as unhas facilita a entrada de várias bactérias no organismo humano. Os "roedores" também ficam suscetíveis a contrair micoses nos dedos.

Dicas para parar de roer a unha

Meninas podem manter as unhas com esmaltes coloridos - o que costuma funcionar como um lembrete de que elas não poderão roer as unhas. Outra alternativa é usar esmaltes que tenham sabores amargos.

Passar óleo de oliva ou óleo secante para esmaltes também pode funcionar, já que estes óleos amolecerão as unhas e dificultarão o ato de roer. Unhas postiças ou de porcelana também podem ser utilizadas.

Outra dica é colocar pimenta na unhas, de modo que quando você roê-las sua boca ficará ardendo. Isso causará um condicionamento de comportamento estimulando você a parar.

Enrolar as pontas dos dedos com esparadrapos também funciona.



Fontes: Yahoo! Respostas e Johnson & Johnson.

67 comentários :

  1. mas que excelente idéia. pimenta nos dedos.

    além de evitar que você roa as próprias unhas também vai evitar que você coce os olhos, pegue no próprio pau, passe a mão nos rosto da(o) pareceira (o). além de deixar todo e qualquer alimento com um gosto excelente.

    é uma excelente dica. parabéns.

    ResponderExcluir
  2. tenho problema de vista ai fica dificil de passar pimenta , vou tentar a ideia do esparadrapo so tenho 11 anos e vivo com esse "vicio" desde os 04 anos
    obs:obrigado pela ideia te amo

    ResponderExcluir
  3. as unhas porticas e uma otima ideia e os esparadrapas...adoreii irei adota-las.valeu!simone

    ResponderExcluir
  4. oi, eu acho a ideia da pimenta pouco util, isso passa, pq a pessoa coloca na boca e depois bebe agua para o ardor sair, as unhas portiças sao de material muito dificil de colocar, já os esparadrapos sao muitos feios, sair com isso na rua. Nao sei mais o que eu faço para resolver meus problema, pois já usei tudo isso!

    ResponderExcluir
  5. eu tenho o habito de roer as unhas e com essas dicas vou tentar me concentrar e não roer mas.minhas unhas são horriveis não gosto de ficar mostrando elas.vou começar a usar esses conselhos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tenho 11 anos e tenho a péssima mania de roer unhas. Apimenta é uma péssima idéia pois pode prejudicar a visão, e o esmalte nas unhas tenho certeza de q n adianta, nunca tentei, mas tenho uma amiga q tbm tem essa mania e ela arranca todo o esmalte dos dedos. Vou tentar a dica do óleo secante.

    ResponderExcluir
  7. olá galera esse negocio ai de pimenta nas unhas pode até pegar pra quem não gosta de pimenta, mais pra quem gosta vai comer até a do pé apimentada ainda rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  8. que boa dica!!! vou colocar esparadrapo e pimenta nas unhas até crescer um pouco!!! se não eu fico levantando a ponta das unhas até quebrar! ai eu acabo roendo... brigado !!!!!

    ResponderExcluir
  9. tenho um problema muitooooooo ggrande que é comer unhas, tenho mais de 200 esmaltes e passo todos os dias mas nao adianta eu tiro os esmaltes da unha e como a unha e ainda por cima os restos de esmaltes na unha como eu faço para parar de comer?????

    ResponderExcluir
  10. enroleei sacola com durex em volta das unhas...Não seei se vai funcionar ... se não funcionar por favor me ajuuda...

    ResponderExcluir
  11. Eu rouo as minhas unhas desde pequinininha,acho que desde os 3 ou 4 .. uma época eu parei,pois minha mãe alugava muito dvd das princesas,e como na época eu amava elas,ela dizia que se e visse roendo,eu nem ia poder assistir e ela ia devolver,a chantagem funcionou,mas agora sou maior,vou fazer 13 e não funciona com as princesas,acho que se ela me deixasse sem computador funcionaria,mas eu acho que se eu mascar chiclete ao invés de roer,vai funcionar,tem mais dicas no meu blog,tem uma postagem escrito : Dicas para parar de roer as nossas unhas *-*. .o link da postagem eh esse: http://mylifeesz.blogspot.com/2011/01/dicas-para-parar-de-roer-as-nossas.html
    Espero que as dicas ajudem,tem 10 dicas,vou tentar todas ao mesmo tempo,se conseguir falo para vocês =) (vou fazer o teste por 1 mês =D)

    ResponderExcluir
  12. Também sou roer de unhas. Adoro fazer isso, mas ultimamente está me deixando constrangido, pois tenho vergonha de expor minha mão.
    Acho que não há melhor remédio que a força de vontade e a opinião de não colocar mais os dedos na boca.
    Tentei esmaltes amargos, mas não resolve. A gente lava a mão, o amargo vai embora e continua a roer...
    Força de vontade, meu povo!!

    ResponderExcluir
  13. Olá tenho 11 anos...As meninas da minha escola vao para o salão fazer a unha com desenhos fica a coisa mais linda só q a minha unha e pequena nem adianta pedir pra minha mae ela sempre fala para eu parar de roer as unhas q ela me leva no salão mais, ta deficil de parar com esse vicio :/ me ajudem por favor!

    ResponderExcluir
  14. Ameiiiiiiiiii !
    Eu como demais as unhas !

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho 11 anos e tenho o pessimo abito de roer as unhas.Eu morro de vergonha de amostrar a mao por que as minahs unhas sao todas tortas.Eu ja parei de roer um pouco pois quando eu era menor ue ficava quase sem unha.Eu ja tentei pintar as unhas de cores forte e da certo mais quando comessa sair eu nao sei pintar e é minha irma que pinta entao ela nem sempre quer pintar minhas unhas minha mae nao quer deixar eu ir para uma manicure pois ela fala que minhas unhas sao pequenas e nao tem nesecidade de pintar e eu fico vendo minhas amigas e meninas quase da minha idade com unhas grandes e pintadas e fico morrendo de vergonha e tambem acho que as maos ficao mais bonitas com unhas grandes e pintadas.

    Por isso vou tentar a tecnica das fitas nas unhas :D

    ResponderExcluir
  16. la tenho 11 anos e nao paro de roer unhas minha vizinha é manicure e ela diz: para de roer a unha que coisa feia! depois eu paro , mais quando eu estou ansiosa ou com medo eu rouo até o tocoo ! rsrsrsrsrs como eu faço pra parar ?

    ResponderExcluir
  17. Coloka pimenta na sua unha e nunca mais vc roee !

    ResponderExcluir
  18. ja pra min nen adianta unhas postisas eu fico roendo elas tamben e nen adianta ate acabo quebrando

    ResponderExcluir
  19. essa ideia de esparadapos ta massa mas esssas pimantas nao dá certoo mas va,eu pela dica

    ResponderExcluir
  20. Legal, eu costumo roer unhas sim mais a idéia do esmalte não funciona por que? vou explicar pra vocês, eu já fiz isso funciona por uma ou duas semanas mais ou menos, ai você olha para as unha assim por pura conhecidencia ai vc sente a antiga vontade de roer elas não liga se sua unha ta de florzinha ou patinha roe tudo feito doida.

    meu nome:marcia eduarda


    te amo sergio

    ResponderExcluir
  21. Olá, sempre tento passar pimenta nos dedos,mas sempre esqueço,vou começar e parar destes vicios, vejo minhas amigas com unhas coloridas,com flores, enquanto,as minhas , sem cor,pequena que nem passa do dedo,mt mt obrigada por deixar esta postagem adoorei, bjoos & bjoos.Amanda

    ResponderExcluir
  22. NÃO Adianta eu gosto de pimenta e esmalte nao vira nada eu comprei unha postiça vou ver se vira alguma coisa né

    ResponderExcluir
  23. vou tentar será q da serto se nao dar eu vou denunciar esse blog ... gente pimenta na unha se eu colocar na boca vai arder de demais e se vcs colocarem tamben nuca vao esquecer desce blog que feiz vcs ficarem com dores na boca com firidas dolorosas tenho serteza q vao rir de vc entao cuidado com os tipos de blog q vcs vao tenham muito cuidado vcs podem se enganar entao eu deixo meu recado cuidado com os tipos de blogq vcs vao as vezes eles vao te fazer muito mais muito mallllllll !!!!!!!

    ResponderExcluir
  24. olha eu ja tentei pimenta ,ja tentei esparadapo,ja tentei ,esses esmalte amargoo,tudo e nao consgo para de comer unhaaa é uma vontade incontrolavel n sei mais o q fazer =/

    ResponderExcluir
  25. oi gente eu gostaria de dizer uma coisa pra vcs
    eu pinto a unha e consigo ficar por uns 20 minutos no maximo e ai eu tiro o esmalte com a boca e acabo roendo a unha,se eu arrumo esparadrapo quando eu faço as coisas tipo,lavar a louça e etc o esparadrapo acaba saindo...unha postiça minhas amigas riem de min e falam que eu estou sendo cria de mais fasendo isso e se eu passo o esmalte amargo eu acabo me ferrando,um dia aconteceu uma situação até que engraçada eu roi e eu estava na sala de aula eu começei a gritar e passei mico...aff's não sei oq faser??me ajudemmm???????????

    ResponderExcluir
  26. se coloco esparadrapo eu tiro e roo a unha ja deixei varias unhas creserem mas depois me sinto insegura triste(por causa do namorado)e roo tudo de novo.pimenta não gosto muito da ideia unha postiça não sei colocar como faço?

    ResponderExcluir
  27. Adorei a dica de colocas esmaltes coloridos nas unhas..obrigado pela dica..

    ResponderExcluir
  28. eu nunca parei de roer as unhas , ai um dia desse na escola eu falei assim : vou parar de roer mais nem adiantou , ai qndo eu cheguei em casa eu fiz miinha unha coloquei um esmalte escuro ai eu axei bem monita ai parei até hj faz 1 mes q eu n roou miinhas unhas

    ResponderExcluir
  29. Adorei a dica! Funcionou comigo hoje tenho unhas enormes e lindas, coloquei óleo de oliva mas ñ deu muito certo comigo o jeito foi esparadrapo e esmaltes coloridos... Obrigada!

    ResponderExcluir
  30. eu tenho 12 anos e com migo fomcinou hoje minhas unhas são linda :)

    ResponderExcluir
  31. Comigo nenhuma dessas funcionou, e tentei de tudo!!!

    ResponderExcluir
  32. a forca de vontade tem que ser maior essas dicas sao apenas ajudas se nao tiver foca de vontade nem se colocar pimenta e embrulhar cm fita vai dar certo, cada vez q vc colocar a maozinha n boca tem de pensar:``eu nao posso fazer isso, agora q elas estao crscendo´´

    eu to tentando so na forca de vontade mas minha mae tambem fika cm a mao n boka ela nao roe mas akele barulinho de unha irrita e me da vontade de roer o q eu faco? agora q ela ta crescendo

    ResponderExcluir
  33. Olá pessoal, eu sou Ingrid tenho 16 anos ,desde os meus 3 anos de idade eu tenho esse 'vicio',quando eu era criança eu ruia até a dos meus pés rsrs ...hoje em dia é mais dificil né por que eu ñ alcanço mais só q a vontade é grande ...vou ver se algumas dessa dicas funcionam comigo !! desde já agradeço !! bjOs á todos ... Ingrid ;)

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. obrigado mas nao tenho assim nada para deixar e de fechar a bocae ja esta

    ResponderExcluir
  36. Essa deu vou pegar e colocar fita adesiva e vou deixar 10 dias depois que acaber colocar denovo vai dar serto e vou pintar as unhas eeeeeeeeeee você me ajudou!!!!!!!

    ResponderExcluir
  37. ei sou menina em é que saiu o e-mail do meu irmao !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. eu roo minhas unha ate a carne fikar exposta, nao roo ate a metade da unha mas fika uma parte exposta... a unha q mais rou é a do dedo indicador, as outras eu to conseguindo manter apenas curtas(sem usar as suas tecnicas(nao desfazendo delas))

    ResponderExcluir
  39. molhe as unhas com cocô e aí nunca lave as mãos. quero ver se ainda vão roer as unhas

    ResponderExcluir
  40. OBG...mais num funcionou eu continuo roendo as unhas e num consigo parar!!o que eu façoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo?????
    Por Favor Me Ajude :
    By:Stella Chidozie '-'

    ResponderExcluir
  41. OI eu tenho 11 anos e nao cnsigo parar de roer as unhas nao posso passar esmalde minha pai nao deixa e pimenta e oleo de oliva numka pensei em fazer isso mais vou tentar!!!!
    Obg pelas dicas

    ResponderExcluir
  42. oi tenho 13 anos e tenho essa mania de roer as unhas ,além de ser feio prejudica a saúde pois até no medico minha mae mim levo pois lá acusava que tinha restos de unhas no meu figado , fiquei pasma mais msm assim continuo roendo mais a ídea do esmalte funciona .

    By: Shirlley gabrielly

    ResponderExcluir
  43. Eu tenho 38 anos e até hoje não conseguir para de roer unhas, já fiz de tudo um pouco e nada. Poderia existir uma remedio caseiro ou nas drogarias para eese mal. Digo é um mal mesmo pior de que fumar ou beber, pois vc própria se come. Vixe que horror! Ajude-nos!!

    ResponderExcluir
  44. Oiii,tenho 11 anos e meu aniversário é daqui 20 diiias,gostaria de saber oque eu faço para nao roer a unha nesses 20 dias e elas ficarem grandes???

    ResponderExcluir
  45. Minha manicure me disse que:
    Para mim roer so o dedão assim as outras crescem,mais eu to parando de roer,quando da vontade eu penso em como minhas unhas podem ficar lindas .
    Ou tbm no lugar de roer unhas chupo uma bala,chiclete,etc
    Mias sua postagem ajudou bastante!
    Parabens.

    ResponderExcluir
  46. Tenho 19 anos, comecei a roer unha com 3 anos.
    Já tentei de tudo, esparadrapo, fita crepe, pimenta, inibidor com gosto HORRÍVEL, unha postiça, unha de porcelana, bala, chiclete ...
    E isso só me deu mais problemas, gosto a gastrite!

    Não adianta nada, é mais força de vontade e colocar uma meta.

    Uma dica pra quem quer parar é ir devagar, comprar um endurecedor de unha (indico o Mavala), porque fica quase impossível roer porque as unhas ficam muito duras. Não indico unha postiça porque ela enfraquece as unhas, quando você tirar elas, as suas unhas vão estar horríveis.

    To quase 2 meses sem roer, estou conseguindo parar graças ao Mavala, depois de quase 16 anos roendo, achei o que vai me ajudar a parar com essa mania!

    Beijo galera!

    ResponderExcluir
  47. valeu em to tentando parar fazz tempo de roer unha + botar pimenta boa ideia em kkk ja comprei umha postiças + caia toda hora valeu em adorei seu blog quantos anoos vc tem bjokas me segue: http://avidaadolecentedasfashionsitas.blogspot.com.br/ vc gosta de barbei se nao gosta so me segue ta

    ResponderExcluir
  48. olha eu so começei a roer unha quando eu tinha 7 pra oito anos eu nao sei nem lembro como esse vicio aconteçeu agora eu nao paro + tem outras sugestoes por favor na escola, tomando banho, no pc, em todo lugar eu comprei esmaltes maiisso nao consegui isso parece + uma droga bjokas

    ResponderExcluir
  49. gente outra ideia boa e por 3 esmaltes diferentes por o oleo secante gente fica um gosto terrivel na boca ,ja esperimentei e resolvei meu promlema foiuma amiga que me deu essa ideia.Sim e tambem serve pra quem tem unhas fracas pq fortalece so retire o esmalte depois de 3 semanas ou 4 se nao resolver consulte uma manicure pois ela deve ter mais ideias.E essa ideia da pimenta nao foi boa.tentem pf

    ResponderExcluir
  50. nao sei + o que faço,jah tentei pintar as unhas,quando elas sequam eu tiro tudo,minha mae estah cansada de comprar chicletes para mim,pois quando me dah vontade de roer unhas eu como um,soh que tambem naum dah certo,jah passei ate pimenta para ver se consigo e tbm nao adiantou.sinto + vergonha ainda pq sou a unica menina da sala que roe unha,quando vejo minhas amigas de unhas pintadas,fico morrendo de vergonha.sinceramente nao sei + o que faço...
    nem sei + como foi que isso aconteceu,simplismente aconteceu,isso eh um vicio que agente nao concegue evitar,soh sei que eu tinha uns 4 anos,as vezes sinto vergonha por ter unhas assim,quer dizer sinto vergonha de ter unhas pequenas,sinto inveja das minhas colegas.quero msm parar,gente me ajudaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  51. eu ja passei pimenta e esmalte especial mais nao deu certo,rou as unhas mesmo assim ja tentei fazer luvas e nada um dia meus dedos ficaram duros e secos mais ja melhorou hoje tenho 11 anos e rou as unhas mesmo assim me ajudaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa gente

    ResponderExcluir
  52. seriooo ii eu tb tenho tralma de pimenta kkk

    eu to pensando em comprar umnha postiça ja
    comprei tantos esmaltes de novo nao funciono

    o q eu faço socorro!!!!!!!!!!!

    pARECE + E CRACK MEU DEUS E INCRIVEL COM 11 ANOS AGORA NAO PAROO + ME AJUDEM

    ResponderExcluir
  53. eu não consigo de maneira alguma!!! só colocando unhas portiças! mais da ultima vz que eu coloquei na hora que a manicure foi tirar ia arrancando era minha unha junto!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  54. Não passe pimenta, não funciona, e o esparadrapo sai quando for lavar as mãos. Tente luvas em ves de esparadrapo, mas não as de lã.

    ResponderExcluir
  55. Compra um endurecedor é melhor galera, porque ele tem realmente um gosto HORRÍVEL e vai endurecer a sua unha como pedra!

    ResponderExcluir
  56. NAO PARAVA DE ROER MINHAS UNHAS E PASSAVA VERGONHA
    JA TINHA FEITO DE TUDO NAO DAVA CERTO
    TIVE MUITA VONTADE E HOJE MINHAS UNHAS SAO LINDAS

    ResponderExcluir
  57. meu deus, eu se fico sem roer as unhas por 5 minutos sinto uma coceira insuportavel, nao ser mais oque faco, quando passava pimenta, a mais forte ainda, eu roia mesmo sentindo minha boca arder, e depois tirava e voltava a roer, e tentei pinta tb , mais ai , roia com esmalte e tudo, e tentei por esparadrapo, mas na hora que dava a vontade eu arrancava-os com os dentes, sem perceber, e quando via estava roendo.

    CASO MUITO GRAVE AQUI, TO VICIADA KKK
    ME AJUDEM :(

    ResponderExcluir
  58. tomara que uma dessas dicas funcione comigo.bjs obgd

    ResponderExcluir
  59. Eu acho que nada disso funciona
    tenque ter é força de voltade de parar de roer as unhas eu tambem tenho esse "Vicio" e to tentando parar.
    quando vc ta com roendo as unhas vc pensa eu não devo fazer isso ai vocÊ tira as unhas da boca
    Faça isso eu fiz uma vez e funciono
    mas começei a roer denovo bjoss

    ResponderExcluir
  60. ola. Eu ja tentei pssar pimenta mas como eu gosto de ppimenta eu nao sentir nenhuma diferença. Eu vou tentar colocar o esmalte amargo para ver se mude a minha unha para mais bonita

    ResponderExcluir
  61. oi tenho 11anos e nao concingui para de comer a minhas unhas fico olhando da minha prima porque o dela e muito grande e a minha pequena quais eu choro oque eu fasso para parar de comer minhas unhas

    ResponderExcluir
  62. olá gente!!! acho que mesmo que a pimenta ou o esparadrapo não adiantem, o site só quiz ajudar.
    eu vou tentar parar de roer, mesmo que seja difícil e que eu talvez não acabe resistindo.vou fazer de tudo para conservar as minhas unhas, dedicando um pouco mais de tempo para elas. acho que devo tomar cuidado mesmo quando chegar na parte da pimenta hehehe porque estou determinada a fazer de tudo para as minhas unhas ficarem bonitas. acho que vcs deveriam pelo menos tentar e se esforçar sem drama. agora se querem ficar so reclamando e não tentar nada e continuar com as unhas feias, problema de vcs. não quero ser grossa mas essa é a realidade.

    ResponderExcluir
  63. antes de vcs ficarem reclamando, pelo menos tentem.
    depois desse tempo eu parei de roer unha e agora ela ta linda, gigantesca. bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  64. amei a dica pimenta nos dedos vamos ver se vai funcionar ok

    ResponderExcluir